domingo, 2 de maio de 2010

Bolinhos da Anamara BBB 10 - Bolinhos da discórdia

Postado por Melissa de Almeida às 09:04

Bom... mais uma receitinha...

Hoje vou postar o famoso bolinho da discórdia da Anamara do BBB10... e como esse bolinho deu confusão... pra quem não acompanha o BBB (eu sou completamente fanática por BBB's, tá bom eu sei, não é um programa que possamos dizer: "nossa que programa de cultura", mas quem não gosta de ver e saber da vida alheia que atire a primeira pedrinha...)vou resumir o porque do nome dele. Tudo começou qdo uma galerinha estava numa outra parte da casa não tão privilegiada e tudo, até comida, era racionado. Como esses bolinhos são fritos em oléo por submersão, um dos carinhas lá achou melhor que a dona do bolinho, a Anamara, não o fizesse justamente pra que não se gastasse tanto óleo... aí já viu né? A menina que tinha fogo nas ventas, provocada por uns deles, não aguentou e rodou a baiana... E a confusão foi geral.. Por isso o tal nome do bolinho... Bolinho da Discórdia... mas a discórdia para no nome, pois esse bolinho, pelo o menos o feito por mim, teve muito amor e carinho na sua preparação e posso garantir que o sabor é... divino! Então vamos à receita?


Bolinho da discórdia – (Anamara – BBB10)         

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja escaldada e escorrida (pode ser da escura ou da clara. Na receita em questão eu usei a escura)
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 pimentão verde bem picadinho
1 cebola picada bem picadinha
1 colher (sopa) de coentro picado ou salsinha ( eu só usei salsinha)
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina (eu usei 1)
1/4 xícara (chá) de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em ¼ xícara de chá de água)
1 colher (sopa) de colorau ou curry (eu usei 1 colher de chá de curry, pois não queria tão condimentado)
Sal, pimenta-do-reino e orégano à gosto ( eu só usei a pimenta e usei pimenta branca. O caldo de carne dá um sabor tão bom a soja que não achei necessário a adição de sal)
farinha de trigo para empanar e dar liga ao bolinho
óleo suficiente para fritar

Modo de Preparo:

1- Numa panela em fogo médio coloque a margarina e derreta. Coloque a cebola, o alho, o tomate, o pimentão e refogue. Em seguida coloque a soja temperada. Coloque o curry, o caldo de carne dissolvido, a salsinha e corrija o sal. Mexa bem e deixa no fogo até a carne ficar sequinha. Retire do fogo e deixe esfriar.

2- Coloque um pouco de farinha nas mãos, pegue pequenas porções de massa, coloque novamente farinha e mais um pouquinho da massa e faça bolinhas, passe-as na farinha de trigo novamente e frite em óleo bem quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.

Dica:

O bolinho também fica ótimo se 1 xícara de soja for substituída por 1 xícara de arroz cozido.

Pulo do gato:

1) É importante que a soja esteja bem sequinha. Para isso pegue a soja, coloque em água quente, deixe-a por 30 minutos, escorra e esprema com as mãos mesmo para que saia toda a água.

2) Se for usar a proteína de soja de cor clara aconselho a trocar o caldo de carne pelo de galinha. O sabor fica mais suave. Vai do gosto do freguês... rss

3) Enrolar os bolinhos pode requerer paciência. A soja tem que estar bem fria mesmo. Alguns irão grudar na mão e tal, mas não se desespere. No final todos ficarão bons... Eu untei as mãos com um pouquinho de nada de margarina e achei melhor para moldá-los...
4) Serve tanto pra lanches, como para aperitivos ou para acompanhar pratos triviais.

Vou colocar um vídeo da própria Anamara fazendo o bolinho no programa Estrelas com a Angélica... Assim fica melhor a vizualização da receita!


1 comentários:

Ana on 4 de outubro de 2010 às 06:04 disse...

Q lindo seu cão,para béns pelo q. disse sobre eles...,gosto mto e tenho um.

Postar um comentário

 

CLUBE DAS AMÉLIAS Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare