sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escondidinho de banana

Postado por Melissa de Almeida às 19:35

Olá meninas...
Há algumas semanas atrás, fui a um churrasco e como sempre a melhor parte (apesar de amar carne) foram as sobremesas...Uma mesa enoooorme de variados doces, coisa de família portuguesa, sabe? Muita fartura... Enfim... Dentre todas as sobremesas como quindão, o tradicional pudim de leite, brigadeirão, compotas e etc, o que mais me chamou a atenção foi um doce de banana... Mas vcs podem estar pensando: "Com tantos outros doces para escolher ela foi escolher justamente um de banana?" Sim, eu escolhi o de banana... Sou completamente apaixonada por qualquer comida feita com essa fruta... Só que esse doce tinha um creme e um suspiro e eu mais que depressa ao chegar em casa recorri ao meu amado Google e? Voilá, achei o bendito doce...
Pra mim, que amo de paixão, é um manjar dos deuses... O creme ficou ótimo e já estou pensando em fazer com outras frutas... que tal um com goiaba em calda? Ficaria uma delícia, não? Quem sabe qualquer dia desses venho aqui com o de goiaba?
bjks

Escondidinho de banana
Ingredientes:
½ xícara de açúcar
5 colheres de água
5 bananas caturra ou nanica em rodelinhas finas (eu usei 3 bananas prata)

Creme
5 colheres de sopa de amido de milho (usei 4 colheres)
4 xícaras de leite (usei 3 xícaras)
1 lata de leite condensado
2 gemas peneiradas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de essência de baunilha

Cobertura
1 xícara de açúcar
2 claras
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o açúcar, 1 colher (sopa) de água e leve ao fogo baixo até caramelar. Junte o restante da água e deixe ferver até dissolver. Acrescente as bananas e cozinhe por cerca de 1 minuto.Despeje em um refratário médio (19 x 31 cm) (eu usei uma travessa menor) e reserve

Creme

Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite. Junte o leite condensado, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, junte a manteiga, a baunilha e misture bem. Coloque o creme sobre o doce de bananas e reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura alta

Cobertura

Em uma tigela, misture as claras com o açúcar e aqueça em banho-maria até amornar. Coloque na batedeira junto com as cascas de limão e o suco, bata em ponto de merengue firme. Leve ao forno por cerca de 5 minutos ou até o suspiro dourar levemente. Deixe esfriar, leve a geladeira e sirva.











5 comentários:

Paulinha on 8 de maio de 2010 às 09:19 disse...

Que delciaaaaaaaaaaaaa, amo esse suspiro em cima!

Unknown on 15 de maio de 2010 às 14:26 disse...

Nossa fiquei com água na boca com essa receita. Deve ser uma delícia!

Thammy ♥Pancakes com Morango♥ on 20 de maio de 2010 às 08:15 disse...

Oi linda!
Acho q você acabou de me engordar um kilo rsrsrs
Também sou apaixonada por doces e qualquer coisa com bananas, e esse ficou tão lindo...
nunca tinha comido! Já salvei a receita e vou comprar os ingredientes *¬*
Beijão!

Fran on 31 de maio de 2010 às 13:19 disse...

Esse doce deve ser uma delícia!
Doces são minha perdição. Não consigo resistir.
Adorei seu blog! Já estou seguindo. Quero aprender a fazer as receitinhas deliciosas que vc posta aqui!
Bjs.

Conheça o meu blog: http://clube-belas-mulheres.blogspot.com

Ana on 4 de outubro de 2010 às 06:00 disse...

Olá Melissa!
Essa sobremesa é mto saborosa e bemmmm antiga,me lembro q. minha tia fazia uma parecida com essa só q. ela carameliza o açúcar com 1 pau de canela,faz tipo calda pudim só q. põe suco de laranja no lugar da água,fica mto bom..., ai coloca as bananas e deixa ficar macia.
O creme é feito com 1 litro de leite e 4 colh. de maisena,baunilha 3 gemas.E sobre tudo bate as claras em neve coloca 3 colh de açúcar e 1 lata creme de leite cubra o creme e leve para gelar fica divina...
Tudo q. leva banana fica mto bom.
Gostei de seu blog.
Bom dia ótima semana.

Postar um comentário

 

CLUBE DAS AMÉLIAS Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare